Vila Berta a Renascer

10/08/2015

Tal como já vos tinha dito, a Vila Berta está a receber já há algum tempo obras de requalificação. Estas são importantes porque demonstram o interesse, dos moradores e entidades locais, em reabilitar uma das ruas mais emblemáticas da nossa cidade, em pleno Bairro da Graça.



Um dos principais problemas prende-se com os cabos que interferem com as fachadas dos prédios. A CML - através do programa BIP/ZIP (Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária) - disponibilizou apoios para renovar os azulejos, bem como para as pinturas dos prédios, em conjunto com uma parceria das Tintas Barbot.


A traça do bairro é bastante característica e uma referência da arquitectura do início do séc XX, numa altura em que a Graça era um bairro operário de grandes dimensões. A vila começou também a albergar a burguesia proveniente do desenvolvimento industrial e que se ia instalando por Lisboa.




































As obras já levam um grande avanço - apesar de quem por lá passa ainda possa ver andaimes e pinturas em andamento - e os resultados já são notórios. A requalificação e manutenção dos bairros históricos lisboetas são de destacar já que, apesar do esforço financeiro que é necessário, tantas pessoas que passam por Lisboa consideram que alguns edifícios emblemáticos são simplesmente deixados ao abandono. 

Há ainda um grande trabalho a desenvolver, é um facto, mas também é importante mostrar o que melhor se faz para manter a nossa cidade "fresca" como uma alface!

Não é tão linda?

Relacionados

0 comentários